Entre os dias 22 e 25 de março de 2025, ocorreu em Colombus, Ohio (EUA), um dos maiores congressos de Nutrição Enteral e Parenteral do mundo, o Congresso da ASPEN (American Society for Parenteral and Enteral Nutrition).
O evento reuniu especialistas do mundo todo para celebrar os 50 anos da sociedade e discutir os avanços mais recentes da nutrição.
A conferência abordou temas diversos sobre como nutrição enteral no paciente crítico sob a ótica da crononutrição, importância de estar atento à ingestão de micronutrientes, uso da inteligência artificial na nutrição, nova publicação do GLIM padronizando a avaliação do consumo alimentar, conduta nutricional no tratamento da sarcopenia, entre outros.
Apresentamos três estudos realizados pela Prodiet em parceria com diferentes instituições e um dos estudos foi premiado.
Recebemos o prêmio “International Poster of Distinction” pela pesquisa clínica de determinação de índice glicêmico e carga glicêmica de uma fórmula enteral hiperproteica especializada, realizada em parceria com a Dra Eliana Bistriche, do Food Research Center (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP), o principal centro de determinação de índice glicêmico de alimentos do Brasil. O estudo encontrou que a fórmula estudada apresentou baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica, sendo uma ótima opção para indivíduos que necessitam de melhor controle glicêmico.
Esse prêmio reforça a cultura da Prodiet de incentivo e promoção a pesquisas, pois acreditamos no impacto direto da ciência na qualidade de nossos produtos e destes na vida dos nossos consumidores.
O Dr João Felipe Mota apresentou os resultados parciais da pesquisa clínica com DiamaxIG, realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás. No estudo, os pesquisadores observaram que o consumo do DiamaxIG em substituição a um café da manhã padrão isocalórico resultou em menor resposta glicêmica pós prandial em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2, importante para melhorar o controle glicêmico e reduzir a variabilidade glicêmica nesta população.
O terceiro estudo, mas não menos importante, trata-se de relato de caso realizado pelo Dr Marcelo Mendes em acompanhamento de uma paciente com importante lesão por pressão em região sacral, que realizou o uso de Correctmax e apresentou uma redução de 92% da área da ferida após 56 dias do início da suplementação.
Acompanhe a cobertura completa deste evento e os resultados dos estudos na plataforma do Prodiet Science.